29 de junho de 2009

Móveis sob medida

Não é de hoje que o ska fornece algumas das bandas mais consistentes da música independente nacional. Entre os principais nomes desta cena está um grupo brasiliense que cada vez mais ignora a barreira entre underground e popular. Com formação gigante – são nove músicos, a exemplo das grandes bandas do gênero –, o Móveis Coloniais de Acaju revela em C_mpl_t_ todo o seu potencial para o pop.

O novo álbum, segundo da banda, acaba de ser lançado pela Trama. As doze faixas estão disponíveis para download gratuito no site da gravadora. Embora a veia jamaicana sobressaia-se com instrumentos de sopro em profusão, rotular o disco é uma missão impossível. Ora aparecem guitarras indie (O Tempo), ora refrões explosivos (Descomplica), pra depois retornar à origem, ou seja, o reggae acelerado e irreverente (Indiferença, Café Com Leite, Pra Manter).

Desde que despontou no cena musical de Brasília, em 2002, o Móveis não soava tão pop quanto nas primeiras faixas de C_mpl_t_ (Adeus, Cheia de Manha), o que não impede o grupo de criar uma obra original. Segundo o baixista Fábio Pedroza, o grande desafio neste trabalho foi deixar clara a identidade sonora do grupo, no sentido de criar músicas e composições ainda mais autorais. Missão cumprida.

*Para baixar o álbum, basta acessar este site e fazer um cadastro gratuito

Nenhum comentário: