5 de junho de 2009

Modernizando o passado

Muitos nem consideram mais o Green Day uma banda de punk rock. Afinal, o sucesso alcançado com os hits de American Idiot (2004) deram ao trio uma projeção no mainstream que nenhum artista do gênero jamais teve. Pois quem acusa-os de trair o movimento vai ficar sem discurso ao ouvir 21st Century Breakdown, oitavo álbum do grupo liderado por Billie Joe Armstrong.

O novo CD segue a linha ópera-rock do seu antecessor, embora com mais peso. São 18 faixas, divididas em três atos, em que prevalece um punk certeiro e elaborado de forma conceitual. O enredo gira em torno de um casal de jovens, Christian e Glória, e suas aflições em meio ao “colapso do século XXI” (título do álbum) – sem esquecer a crítica à herança deixada por Bush.

Mesmo quando a introdução sugere uma balada, com um piano ou dedilhado de violão, a música explode em refrões que farão balançar muitas cabeças. A faixa-título e o primeiro single, Know Your Enemy, são exemplos de que o trio recuperou pelo menos parte da disposição do início da carreira. Continua sendo punk, mas de um jeito diferente. Modernizar o passado, já dizia Chico Science, é uma evolução musical.

Nenhum comentário: