16 de junho de 2009

Baú do Leituras: Sly and the Family Stone

No auge do flower power, uma família vinda de San Francisco injetou groove na lisergia dos anos 1960. Até hoje, Sly and the Family Stone é sinônimo de soul psicodélico. O funk de Sylvester "Sly" Stewart e companhia , surgido na virada dos anos 1970, continua inspirando gente como Red Hot Cilli Peppers e Black Eyed Peyes. Não é exagero afirmar que o Jackson Five - e por consequência, Michael Jackson - não existiria sem a influência deste supergrupo.

Entre 1967 e 1975, a banda teve um papel fundamental na popularização da soul music e do funk. Liderada pelo cantor, compositor, produtor musica e multi-instrumentista Sly Stone, e formado por diversos membros de sua família e amigos, foi o primeiro grupo dos Estados Unidos a ter uma formação multicultural, dando a negros, brancos, homens e mulheres papéis importantes na sua instrumentação.

Exemplo do ecletismo cultural da banda foi a sua participação no festival de Woodstock, em 1969, como um representante do soul em meio a uma multidão de roqueiros. Após algumas turnês de reuniões, o grupo está desativado.

Nenhum comentário: