13 de maio de 2008

Tributo ao Tremendão

Criado por Pablo Peixoto e Guto Almeida, o Projeto Tremendão surgiu em 2007. O objetivo era reunir bandas novas que interpretassem o lado mais desconhecido do repertório de Erasmo Carlos, em especial as músicas lançadas na década de 1970. Cada banda gravou sua canção preferida e o resultado está no ar. E o melhor: todas as versões podem ser ouvidas gratuitamente no site do projeto.

A iniciativa tem apenas fins culturais e recreativos. Seu principal intuito é aproximar as gerações mais novas da riqueza da música pop brasileira do século passado. Tanto que nenhuma banda recebeu cachê para as gravações. Entre os artistas estão grupos conhecidos da cena underground, como Reino Fundi e Caracóis Psicodélicos.

Mas a homenagem mais explícita ao Tremendão está no nome de um dos participantes: The Erasmo Carlos Project. Seus integrantes, quatro músicos de diferentes bandas, todos de Santa Catarina, são apaixonados pela Jovem Guarda e pela fase psicodélica dos grandes artistas brasileiros da época. Depois de gravar É Preciso Dar um Jeito Meio Amigo, do obscuro e genial Carlos, Erasmo (1971), os catarinenses pretendem se reunir novamente para um show só com versões dos grandes clássicos nacionais dos anos 1960. O Erasmo Carlos Project é Rafael Weiss (vocal e guitarra), Sergey Ramirez Schutz (guitarra), Leonardo Batata (baixo) e Tschesco (bateria).


Confira o playlist do Projeto Tremendão:

Sentado à Beira do Caminho - Dramaphones
De noite na Cama - Andé Katz
Para o Diabo os Conselhos de Vocês - Caracóis Psicodélicos
Meu Mar - Reino Fungi
Bom Dia Rock'n Roll - Robert Moura
É Preciso Dar um Jeito meu Amigo - The Erasmo Carlos Project
Sou Uma Criança e Não Entendo Nada - Comodoro Truffaut
Dois Animais na Selva da Rua - Malachai

Um comentário:

Robert Moura disse...

Opa, que bacana achar isso aqui, tive o prazer de participar do Projeto Tremendão, mas ele acabou ficando no meio do caminho pelo jeito, infelizmente, mas foi uma boa iniciativa...