22 de maio de 2009

Morre Zé Rodrix

Ao comentar a morte de Zé Rodrix com uns colegas mais “antigos”, hoje de manhã, notei que algumas pessoas desconheciam o músico. Talvez nem seja culpa deles. Mas quem nunca ouviu Casa no Campo, com todo respeito, é um caso perdido.

Conheci Sá, Rodrix & Guarabyra graças à Ipanema FM, há uns oito anos. Impossível descrever o efeito que Ama Teu Vizinho Como a ti Mesmo fez na cabeça de um adolescente, com sua letra bicho-grilo em estilo acústico sônico. Era o rock rural, estilo que virou quase sinônimo de SR&G, embora por si só seja pouco para definir a inventividade de uma das melhores bandas do país.

Bem mais do que uma versão nacional do Crosby, Stills, Nash e Young, o trio formado em 1971 foi uma revolução cultural. Popularizou a estética do campo – de forma digna, aliás – antes de qualquer dupla sertaneja moderna. Isto tudo em menos de três anos (até 1973). Misturando elementos do folk, do country e do rock, Sá, Rodrix e Guarabyra criaram canções inesquecíveis como Mestre Jonas, O Pó da Estrada e Primeira Canção da Estrada.

Nas palavras de Guttemberg Guarabyra, a música do trio traduzia a vontade de ser livre, poder viajar, pensar e opinar. "O efeito dela sobre o nosso público consistia em alimentar a esperança de uma vida melhor, sem a hipocrisia e o descaramento do poder público da época."

Por estas e outras razões, Zé Rodrix vai fazer falta.

2 comentários:

Rubens disse...

A música brasileira perde um dos seus grandes compositores e cantores, infelizmente.

BLOGdoRUBINHO
www.blogdorubinho.cjb.net

Marcelo A. disse...

Acho lamentável quando esse tipo de coisa ocorre. O cara era fera, além de um grande publicitário. Pena, né?

Sucesso, velho! Abração!