20 de março de 2009

Obra-prima ao vivo

Dos sete álbuns do Radiohead, pelo menos quatro são obras-primas. Para alguns críticos, até mais. Nem todos, porém, caíram no gosto do grande público. Com o lançamento de OK Computer, em 1997, o quinteto formado em Oxford (Inglaterra) rompeu todas as barreiras entre underground e mainstream. De lá para cá, foram mais quatro discos, todos incríveis, mas de difícil percepção para quem não está acostumado. É o que torna o Radiohead especial.

A turnê pelo Brasil, que começa hoje no Rio de Janeiro, traz uma banda no auge do seu sucesso. No palco, Thom Yorke e companhia misturam hits dos dois primeiros discos – Pablo’s Honey (1993) e The Bends (1995) – com o experimentalismo dos seus sucessores. Mesmo as músicas menos assoviáveis de Kid A (2000), com elementos eletrônicos e jazzísticos, provocam uma espécie de transe coletivo comandado pela figura triste do vocalista.

Os shows no Rio (hoje) e em São Paulo (domingo) devem ser baseados nas músicas do último CD, In Rainbows. Lançado em 2007, o álbum teve uma das estratégias de divulgação mais comentadas dos últimos tempos. Enquanto muitos artistas lutam contra o MP3, o Radiohead disponibilizou as faixas na internet. O download não era gratuito, mas era o ouvinte quem definia o preço a ser pago. Se a banda fosse politicamente correta, não teria graça.

Abertura
O show do Radiohead traz uma boa notícia para os fãs do Los Hermanos. O quarteto carioca reúne-se pela primeira vez desde abril de 2007 para abrir a apresentação dos ingleses. A mesma tarefa, aliás, será exercida pelos alemães do Kraftwerk. Os shows em São Paulo, incluindo a atração principal, serão transmitidos pelo canal Multishow a partir das 18h30min de domingo.

6 comentários:

Eu amo a E.Y. disse...

Confesso que conheço pouco da banda, mas a procura tem sido boa.

Parabéns pelo Blog, belo trabalho!

Um abraço!

Anônimo disse...

Vou ficar te devendo, nao conheco nada sobre a banda! :(


mais o proposito do seu blog é bem interessante.

sucesso sempre....

abraco

www.interLouco.com.br

Gisela Melloso disse...

Gosto muito deles, não sou super fã, mas gosto, só não gostei de saber que a abertura será pelos Los Hermanos, deste eu não gosto.

Muito legal este blog viu?
Poucos falam de música, parabéns

Forte abraço

admin disse...

mto bom!!!!
tenho multishow!


atualize sempre t+

Se puder passa no meu blog:

http://paginadacomedia.blogspot.com/

Jonh Oliver disse...

e uma otima banda

Hique disse...

Quase não conheço nada deles, mas sei que são ícones.
Gosto do Kraftwerk, mas...ainda tem algum vivo?

rsrsrs

http://hiqueinwork.blogspot.com/