20 de dezembro de 2008

Rock inglês volta às origens

Eles nunca tiveram a mesma popularidade que Rolling Stones ou The Who, embora fossem tão ou mais geniais que seus conterrâneos famosos. Em pleno século XXI, o The Kinks mostra que a viagem dos anos 1960 não terminou e promete retornar à ativa. Em entrevista à BBC, o líder Ray Davies disse que a banda voltou a trabalhar em estúdio. No entanto, não confirmou a data do lançamento de um provável disco novo.

Com um número tão grande de bandas imitando a música e a estética sessentista, a volta do The Kinks – com os quatro integrantes originais – não chega a ser um fato tão inesperado. O difícil vai ser manter nível alcançado há quarenta anos – o que leva muitos fãs a torcerem o nariz, com medo de que a reunião não seja positiva para a memória da banda. Mas mesmo que o resultado não seja dos melhores, servirá para apresentá-los às novas gerações.

Precursores do power chord rock (rock com acordes fortes), Davies e companhia lançaram, na segunda metade da década de 1960, um clássico atrás do outro. Embora tenham integrado a chamada invasão britânica, eram contestadores demais para estar ao lado de Beatles e Rolling Stones. E, mesmo com menos hits, tornaram-se uma das bandas mais influentes daquela geração.

Em 1967, chegaram à perfeição com Something Else, um dos mais inspirados álbuns de todos os tempos. Waterloo Sunset, presente neste disco, foi apontada pela Rolling Stone como uma das 50 melhores músicas da história. Marcados por conflitos internos e incidentes pessoais, o Kinks não se reúne desde 1996, quando fez uma pequena turnê. A reunião era cogitada desde 2000, mas a idéia foi interrompida devido a um acidente vascular cerebral sofrido pelo guitarrista Dave Davies em 2004.

The Kinks - Waterloo Sunset

Um comentário:

kid vinil disse...

Muito bom o seu blog, vi a citação no post da cat power, valeu mesmo!
A propósito tô doente pra receber essa caixa que saiu dos Kinks "Picture Book", são seis cds maravilhosos, com bastante coisa inédita. Espero que o correio seja bonzinho comigo esta semana, pois será meu presente de natal, merry xmas!!!