14 de dezembro de 2008

O Mali dá as boas-vindas

Situado no Noroeste da África, o Mali é um dos países mais pobres do planeta. Mais da metade da área é formada por deserto ou semi-deserto e sua economia depende de ajuda externa. Ocupada pelos franceses no final do século XIX, tem na língua de Serge Gainsbourg o seu idioma oficial. E é com ele que o casal Amadou & Mariam apresenta para o mundo, com orgulho, essa parcela exótica e desconhecida da Terra.

Welcome to Mali, lançado no final de novembro, é o sétimo disco da dupla, espécie de embaixadores do seu país pelo mundo. O cartão de visitas que o título sugere recebeu um toque globalizado com a participação do ex-futuro-vocalista do Blur, Damon Albarn na faixa Sabali. É a música africana buscando sua recriação integrando-se a outros ritmos.

Por conta dessa integração, alguns críticos europeus torceram o nariz acusando a dupla de descaracterizar a verdadeira música do Mali. Injusto, se levarmos em conta que, para muitos, o país africano é o verdadeiro berço do blues – estilo cuja autoria é creditada do outro lado do Atlântico.

Mas a própria história de Amadou & Mariam prova que o casal está acostumado a superar barreiras. Ambos são cegos e conheceram-se em um instituto para deficientes visuais na capital Bamako. Mais do que uma história de amor, surgiu ali um dos maiores nomes da world music na atualidade.


Amadou & Mariam - Je Pense a Toi (1999)

Um comentário:

Homenzinho de Barba Mal feita disse...

Bélissima música. Nunca ouvi falar que Mali é o berço do Blues, sempre ouvi que o blues surgiu nos EUA. As rádios de uma modo geral, toca muita música americana e, deixa de lado canções de outros países.


http://hdebarbamalfeita.blogspot.com/