29 de novembro de 2008

Os mods estão de volta

Prestes a completar 20 anos de estrada – uma eternidade no rock independente –, o Relespública mantém a ligação com os expoentes do movimento mod. A influência de The Who, The Jam e Ira!, que acompanha a banda desde o seu início, fica evidente nas faixas de Efeito Moral, mais novo lançamento do trio curitibano.

A novidade, no entanto, é a diversidade de algumas letras e arranjos. Quando tenta parecer politicamente correto, em Não Seja Otário, Não!, o Relespública derrapa. “Tenho pena de gente que vota em ladrão”, canta o vocalista Fábio Elias. Panfletagem que não passa de um pequeno deslize, já que a faixa Homem-Bomba, também sobre problemas do mundo, não deixa nada a desejar – inclusive pelo clipe.

A epopéia de Lara Bee e o Homem que Contava Histórias, com sete minutos de duração, também aponta mudanças. Tema Pela Terra, por sua vez, é um rock rural – na letra e no arranjo – que poderia ter sido composto por Zé Rodrix.

Mas não seria justo chamar isso de evolução, já que os melhores momentos de Efeito Moral estão naquilo que Fábio, Ricardo Bastos (baixo) e Fabio Moon (bateria) fazem de melhor: rock cru inspirado nos ídolos ingleses com letras em bom português. E quando isso acontece, nem a participação de Samuel Rosa em Tudo Que eu Preciso tira o brilho do trio.

Relespública - Homem-bomba

2 comentários:

Anônimo disse...

sabe eu acho bem interessante o rock, e principalmente os mais antiigos! Mas particularmente gosto do rock mais leve xDDD

Jota disse...

naum goso de rock