13 de novembro de 2008

O adeus a Mitch Mitchell

O centro das atenções no The Jimi Hendrix Experience sempre foi o célebre guitarrista americano. Mas é impossível desprezar a importância da cozinha formada pelo baixista Noel Redding e pelo baterista Mitch Mitchell, que o acompanharam entre 1966 e 1969. Com groove e experimentalismo bem dosados, os dois construíram um pano de fundo perfeito para a Strato de Hendrix, sendo muito mais do que meros coadjuvantes.

Após ajudar a definir os rumos do rock psicodélico, Mitch descansou as baquetas nesta quarta-feira. Ele foi encontrado morto, possivelmente de causas naturais, em um quarto de hotel em Portland, nos Estados Unidos. Tinha 61 anos. Embora não tenha alcançado a mesma notoriedade de seus companheiros de geração, como Keith Moon e Ginger Baker, deu sua contribuição para que a bateria deixasse de ser um instrumento secundário.

Mesmo tendo um estilo próprio, Mitchell sempre esteve ligado à imagem de Hendrix. Nos últimos anos, excursionava com o Experience Hendrix Tour, projeto que homenageava, junto com outros músicos, o seu antigo colega de banda. Último integrante vivo (Jimi morreu em 1970 e Redding em 2003), entrou para o Rock’n Roll Hall of Fame há cinco anos – lugar para onde vão os imortais como ele.

The Jimi Hendrix Experience - Purple Haze

Nenhum comentário: