21 de novembro de 2008

Clássico experimental faz 40 anos

A capa era branca, sem desenhos ou foto dos integrantes. Não havia título, e o nome da banda aparecia escrito na mesma cor, em alto-relevo. Seria um tiro no pé para qualquer marqueteiro, mas foi assim que os Beatles fizeram um dos discos mais vendidos da história. No dia 22 de novembro de 1968 – 40 anos amanhã – era lançado o Álbum Branco, nome pelo qual ficou conhecido o disco mais experimental e ousado do Fab Four.

Sob clima de tensão, devido à presença constante de Yoko Ono no estúdio, os Beatles criaram uma obra-prima. As faixas (30 no total, em dois discos) vão da doçura de Blackbird à infantilidade de Ob-La-Di, Ob-La-Da, da fúria de Helter Skelter (espécie de pré-hardcore) ao folk de Rocky Raccoon, explorando a psicodelia em Dear Prudence e While My Guitar Gently Weeps e o rock and roll em Back in the USSR.

E tanto tempo após o seu lançamento, o novo quarentão continua esbanjando vitalidade. A primeira e histórica edição em vinil colocada à venda foi disponibilizada no site eBay pela bagatela de R$ 4 mil – pouco, se considerarmos que a genialidade não tem preço.

Tributo
O álbum branco ficou mais verde e amarelo com o último lançamento do selo Discobertas, do jornalista e pesquisador musical Marcelo Fróes. São 30 artistas brasileiros - um para cada faixa - interpretando os sucessos de John, Paul, George e Ringo. Alguns seguram a onda com classe, como Zé Ramalho (em Dear Prudence), Carmen Manfredini (Rocky Raccoon) e Cachorro Grande (Glass Onion), enquanto outros não saem da mesmice, principalmente Rodrigo Santos & George Israel (Back to the USSR) e Manfred (While While My Guitar Gently Weeps). Mas o destaque mesmo fica com os veteranos Márcio Greyck e Sylvinha Araújo, com Martha My Dear e Blackbird.

O segundo CD da trilogia deve ser lançado em breve com uma surpresa. A inédita canção Dehra Dun, regravada por Zé Ramalho, foi composta em 1968 por George Harrison, mas não chegou a fazer parte do álbum. Com isso, o compositor brasileiro torna-se o primeiro artista a registrá-la em disco.


The Beatles - Rocky Raccoon

5 comentários:

y. disse...

ótimo post como sempre, nem preciso mencionar que eu vou querer que tu me passes o cd hehehehe beijusssss

maricotO disse...

Que bonito!
é até difícil imaginar as regravações com outros cantores.. .rsrs
MAs vamos ver né...
gostei d "album branco" enão wa.
muito bom seu blog!!!

maricotO disse...

Que bonito!
é até difícil imaginar as regravações com outros cantores.. .rsrs
MAs vamos ver né...
gostei d "album branco" enão wa.
muito bom seu blog!!!

Anônimo disse...

Beatles, passa o tempo, mas esse grupo continua sempre atual.

Leo Pinheiro disse...

Só faltou dizer o nome do disco, 'The Beatles'; lançado exatamente 5 anos depois de 'With The Beatles'.