"punk rock is a word used by dilettantes and ah... heartless manipulators about music that takes up the energies and the bodies and the hearts and the souls and the time and the minds of young men..." - Iggy Pop
6 de outubro de 2009
Gracias a Mercedes
A doença de Mercedes Sosa, que estava hospitalizada há duas semanas em estado grave, frustrou a tentativa de trazê-la ao Vale do Taquari. Os contatos iniciaram-se após a apresentação da cantora argentina em Cachoeira do Sul, no ano passado. “Tínhamos conversado com empresários e estávamos buscando patrocínio. Estava tudo mais ou menos equacionado”, revela o tradicionalista Hans Cremer, idealizador da Quarteada da Amizade.
“La Negra”, como ela era chamada, morreu domingo, aos 74 anos, em decorrência de problemas renais e hepáticos. “São coisas do destino”, define Cremer. Antes da morte, ele já havia recebido a notícia do agravamento da sua saúde. Mesmo sem concretizar a vinda da cantora à região, Cremer assistiu a apresentações dela duas vezes - uma em Corrientes, na Argentina, e outra em Cachoeira do Sul, que acabou sendo a última da intérprete em solo gaúcho. “Foi uma cantora que marcou época porque tomou posicionamento no sentido popular e libertário, em um período em que era difícil se posicionar”, define.
De acordo com Cremer, Mercedes era exceção numa época “em que letristas e poetas esquecem que têm uma obrigação social”. Para quem a viu ao vivo, durante a Vigília do Canto Gaúcho de Cachoeira do Sul, aquele momento mágico jamais será esquecido. O empresário e compositor Luís Konrad, de Lajeado, define a experiência como única e indescritível. “Foi a maior cantora que a América Latina já teve. Poder vê-la pessoalmente foi fantástico”, recorda. “Ela tinha uma linha de pensamento completamente diferente. Não era uma música comum.”
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Não tive a oportunidade de acompanhar um show de Mercedes, mas gostaria. Artistas como ela são mais do que talento: você vê a alma no palco, o coração que explode de sentimentos e conta o que canta.
Postar um comentário