15 de outubro de 2009

Adeus melancolia

Basta ouvir os primeiros acordes de Backspacer para ter uma certeza: o astral do Pearl Jam mudou. A melancolia que pautava a sonoridade da banda agora é coisa do passado. No seu novo álbum, o quinteto de Seatlle mostra que os grunges não têm restrições contra renovar o seu som.

Superar o risco da repetição não é nada fácil para quem já vendeu 30 milhões de discos e está no topo desde 1991. Ao optar por uma sonoridade mais pop, com melodias e riffs insinuantes, o Pearl Jam fez um álbum realmente relevante. As músicas são curtas e raramente ultrapassam os quatro minutos. Principal remanescente da era grunge, a banda prova, com Backspacer, que não pretende virar peça de museu.

“Tivemos uma tendência no passado de fazer músicas longas. É divertido ir na direção oposta agora, fazer canções concisas, pop”, resume o guitarrista Stone Grossard. O último álbum, lançado em 2006, teve como principal alvo o presidente George W. Bush – que hoje não mais ocupa a Casa Branca. Seria esse o motivo de tanta euforia? Se for, Obama prestou um grande serviço ao rock.

Ouça The Fixer

Um comentário:

Nivaldo Vasconcelos disse...

muito legal! Não sou fã do Pearl Jam, mas é inegável a quantidade de coisas maravilhosas feitas por este grupo tão popular,as músicas Black, Last Kiss,Jeremy, Even Flow,Better Man e Do The Evolution, são minhas preferidas e amo o álbum Ten!
adoro Eddie Vedder! um cara que consegue compor uma música boa em meia hora, só pode ser grandioso!
abração e obrigadão pela dica!