25 de janeiro de 2009

A trilha de um sonho

A eleição de Barack Obama não deu fôlego apenas às esperanças de paz e igualdade racial. O fato, amplamente comemorado mundo afora, também inspirou o melhor disco lançado neste início de ano. Como todo momento histórico, a posse do primeiro presidente negro dos Estados Unidos precisava de uma trilha sonora. Ninguém melhor do que Bruce Springsteen para encarar a tarefa com seriedade e sem oportunismos.

Lançado no dia 19, um dia antes da posse de Obama, o álbum Working on a Dream soa como comemoração ao fim dos oito anos de George W. Bush na Casa Branca – sem apelar, felizmente, para a panfletagem gratuita. A faixa-título, momento crucial do CD, foi tocada pela primeira vez em um concerto de campanha do então candidato democrata à presidência. Com sonoridade acústica e letra engajada, leva até os mais céticos a acreditar no sonho.

Nem só de Obama, no entanto, é feito Working on a Dream. Há espaço para canções de amor (What Love Can Do, Queen of the Supermarket) e uma epopéia estilo faroeste (a extensa Outlaw Pete). Insensível à causa, a crítica norte-americana tem considerado este o pior álbum de Springsteen. Saudades de Bush? Os fãs do Boss, pelo menos, pensam diferente.

Working on a Dream mostra que música e política podem ter muito em comum. Neste caso específico, porém, a primeira leva vantagem. Carregando nas costas as esperanças dos americanos após o desastre da era Bush, Obama pode até decepcionar. Springsteen não.

Um comentário:

Eric Aragão Maia disse...

Também estava sabendo dessa trilha. Pena que será uma musica que só vai tocar 1 vez, e vai ser esquecida.