12 de janeiro de 2009

Estreia do Led completa 40 anos

O refrão incendiário de Good Times Bad Times, faixa de abertura, era o prenúncio de uma nova era no rock. A beleza lírica de Babe I’m Gonna Leave You mostrava que, dentro deste conceito, também havia espaço para baladas – desde que ganhassem peso. O blues de You Shook Me e I Can’t Quit Yoy Baby, muito mais do que uma homenagem a Willie Dixon, antecipava a escolha dos músicos pelo blues elétrico. Foi assim que, no dia 12 de janeiro de 1969 – há exatos 40 anos –, o Led Zeppelin começou a escrever seu nome na história.

Homônimo, conhecido pelos fãs como Led I, o debut dos ingleses foi gravado pela Atlantic Records em 1968. Fortemente influenciado pelo blues, foi criticado na época do seu lançamento por suposta falta de criatividade. Mas foi com este disco que Robert Plant, Jimmy Page, John Paul Jones e John Bonham abriram caminho para uma ascensão meteórica, que viria culminar com o lançamento de tantos outros álbuns clássicos.

Ao entrar em cena logo após a efervescência do rock psicodélico (que teve seu auge em 1967) e em meio ao advento do rock progressivo, o quarteto britânico abriu caminho para um novo gênero, o heavy metal. Led I é considerado por muitos o primeiro lançamento do estilo que em seguida seria popularizado pelo Black Sabbath – apesar da raiz blueseira. Uma definição, porém, encaixa-se perfeitamente às nove músicas deste álbum: R-O-C-K.

Grande parte dos atuais fãs do Led Zeppelin sequer tinha nascido quando Led I chegou às lojas pela primeira vez. Mesmo assim, passados 40 anos da estreia, é grande a expectativa por uma reunião dos integrantes originais da banda. Um feito notável, ao alcance apenas dos grandes deuses do rock.

Nenhum comentário: