2 de junho de 2008

Weezer volta folk e...gospel?

Os fãs fundamentalistas do Weezer já teriam motivos para ficar surpresos com o folk de The Weight (bonus track), clássico da The Band regravado pelos californianos. O que dizer então da banda mais nerd do mundo soando gospel? Essa é a maior surpresa do sexto disco, batizado apenas de red album.

A faixa The Greatest Man That Ever Lived, inspirada numa antiga canção americana, começa hip hop e termina quase "sacra" - não sem antes passar pelo refrão guitarreiro, claro, que consagrou a banda no começo dos anos 90. São vários ritmos diferentes numa mesma música, uma espécie de Bohemian Rapsody indie. Pode ser genial ou horroroso, depende do seu estado de espírito. Melhor escolher a primeira opção.

Diga-se de passagem, as recentes fotos dos integrantes do Weezer publicadas pela imprensa davam uma mostra de que as coisas estavam mudando. O visu dos integrantes é bem diferente dos tempos de Pinkerton e do blue album, quando o vocalista Rivers Cuomo chegou a manifestar publicamente sua preguiça em tomar banhos. Sem contar a capa do novo álbum que tem circulado na internet: mais parece uma versão indie para o Village People (destaque para o chapeuzinho "cowboy gay" de Rivers Cuomo).

Se é difícil pensar de onde veio a influência do Weezer para este trabalho, a música Heart Songs confunde ainda mais. Estão lá, citados nominalmente, Cat Stevens, John Lennon, Joan Baez, Devo, Abba, Bruce Springsteen e Quiet Riot. Com o primeiro single, Pork and Beans, as coisas voltam ao normal. É o bom e velho Weezer voltando ao estilo estrofe calminha + refrão explosivo. Mas até o final do disco, outras surpresas irão rolar. Pelo bem ou pelo mal, você nunca imaginou que o Weezer pudesse soar tão original em pleno ano de 2008.

P.S.: Ahh...hoje, 2 de junho, é o dia do lançamento do red album. O Weezer está vivo!

Nenhum comentário: