18 de junho de 2008

Gueixas do rock

Já que o assunto do dia é a imigração japonesa, nada mais justo do que fazer uma referência à terra do sol nascente. As garotas do The 5.6.7.8’s, trio formado em Tóquio há 22 anos, ficaram famosas após aparição no filme Kill Bill, de Quentin Tarantino – mas merecem mais do que uma nota de rodapé por sua participação no cinema.

Yoshiko (vocal e guitarra), Sachiko (bateria) e Akiko (baixo) foram inspiradas pelo rock das décadas de 50, 60, 70 e 80 – daí o nome da banda, pouco comum e difícil de pronunciar. A maior influência vem da surf music e do rock de garagem de bandas como Sonics, Cramps e The Shaggs. Embora o som lembre bastante o punk rock, seria injusto classificar as japas como “ramones de saias”.

Um de seus maiores sucessos, a música Woo Hoo, é um cover da banda indie The Rock-A-Teens e possui apenas duas sílabas: Woo e Hoo. Em 2004, a singela canção alcançou o 28º lugar na paradas inglesas. Um feito e tanto para o estilo despretensioso das japas, que nasceram num país com pouca tradição no rock. Abaixo, o clipe de I Walk Like Jayne Mansfield, extraído do filme Kill Bill.

Nenhum comentário: