28 de setembro de 2009

Simonal redescoberto

Demorou para que o país desse valor (novamente) a Wilson Simonal. Desde o escândalo em que foi acusado de colaborar com o Dops, em plena ditadura militar, o cantor tornou-se um estranho no universo da música brasileira. Sua morte, em 2000, foi quase ignorada pela imprensa e pelo meio artístico. Nove anos depois, uma série de lançamentos recupera o legado do maior showman da música nacional.

O primeiro deles foi o filme Ninguém Sabe o Duro Que Dei. Com depoimentos de amigos e músicos contemporâneos, o documentário reconta a vida de Simonal e o rumoroso episódio em que envolveu-se no ano de 1971. O cantor teria mandado aplicar uma surra no seu contador, com a suspeita de que ele lhe roubava. O “serviço” foi executado por agentes do temido Dops, um dos braços armados do governo militar.

A trilha sonora, que chegou às lojas recentemente, serve como guia para quem quer conhecer a obra do cantor. Estão lá 16 dos seus maiores sucessos, entre eles as obrigatórias Sá Marina, Não Vem Que Não Tem e Carango (cujo refrão deu nome ao filme). Outra opção é Um Sorriso Pra Você, álbum recém-lançado com canções de Tom Jobim, Ary Barroso, Caymmi e Nelson Motta – incluindo algumas raridades.

Uma das novidades mais aguardadas é o livro Nem Vem Que Não Tem – A Vida e o Veneno de Wilson Simonal. O autor, Ricardo Alexandre, promete desvelar parte das polêmicas e da complexa vida do cantor. Dono de um talento inquestionável – e atitudes nem tanto –, Simonal continua rendendo notícia e conquistando o público 40 anos após o seu auge.

27 de setembro de 2009

Smashing Pumpkins de graça

Boa notícia para quem curte um download gratuito. O líder do Smashing Pumpkins, Billy Corgan, anunciou em seu blog que as próximas músicas poderão ser baixadas no site da banda. O álbum Teargarden by Kaleidyscope trará nada menos que 44 faixas novas, que serão lançadas na internet uma a uma. A primeira delas deve estar disponível em outubro. O projeto inclui o lançamento de 11 EPs, com quatro músicas cada, para quem não dispensa o formato físico. Em se tratando de Billy Corgan, tudo é possível.

Ex-titã cai no iê iê iê

Para alguém que abomina as costeletas, até que Arnaldo Antunes saiu-se um bom roqueiro à moda antiga. No seu último álbum, Iê Iê Iê, o ex-titã trocou a música de vanguarda pela Jovem Guarda, substituindo a poesia concretista por versos singelos de amor. Desde que deixou sua antiga banda, em 1993, Arnaldo não soava tão assoviável.

Mais do que uma ode aos anos 60, Iê Iê Iê é uma mistura de ritmos. As referências são muitas: surf music, Jovem Guarda, a primeira fase dos Beatles, trilhas de faroeste e o twist, tudo amparado em parceiros habituais como Carlinhos Brown, Marisa Monte e Paulo Miklos. Dificilmente o ouvinte poderia esperar por algo como Longe, uma balada tão perfeitamente pop, num disco de Arnaldo Antunes. Se não está entre os melhores lançamentos do ano, certamente é um dos mais surpreendentes.

No release divulgado pelo músico, ele mesmo explica a mudança. “Um tanto por temperamento, mas também por herança tropicalista, sempre fiz discos marcados pela diversidade e pela mistura, livres da ideia de gênero musical”, define. “Talvez por isso mesmo, quis que essa minha volta a um som de banda com bateria tivesse uma face mais coesa.”

25 de setembro de 2009

Mascarados de volta

Nos primórdios do rock, a diversão era sua principal finalidade. Foi o hard rock quem, bem ou mal, melhor captou esse conceito ao longo dos anos. E na linha de frente do estilo estão quatro mascarados que, há mais de três décadas, não cansam de cantar sobre sexo, festas e, claro, rock and roll.

Onze anos após o lançamento do seu último álbum, o Kiss está de volta para mostrar que nada mudou. Sonic Boom, o 23º disco da carreira, traz o mesmo rock cru e sem modernismos de outrora. O lado bom é conferir que sobra energia para uma banda que contabiliza mais de 30 anos de estrada e de excessos. “Sonic Boom é como o Kiss renascido”, declarou o linguarudo Gene Simons.

O lançamento, previsto para outubro, deve sofrer um pequeno atraso no Brasil. Mas a notícia boa para o público brasileiro é que a nova turnê pode passar pelo país no próximo ano. Resta aos fãs cruzar os dedos, caprichar na máscara e esperar!

24 de setembro de 2009

Pajador

O poeta Carlos Omar Villela Gomes e o músico Lucio Yanel em Lajeado, registrados pela lente deste blogueiro. A dupla brindou com uma pajada o lançamento da galeria itinerante de versos gaúchos, ocorrido hoje.

Clique na foto para ampliá-la

23 de setembro de 2009

Elias, o baterista prodígio



Como tantas outras crianças, Elias Zagonel (5) é um apaixonado por desenhos animados e videogame. Mas basta segurar duas baquetas para que ele mostre por que é especial. Dono de um talento incomum e precoce para a bateria, o pequeno lajeadense foi uma das atrações do programa Raul Gil, no último sábado.

Mesmo de forma improvisada, Elias demonstrou cedo a sua vocação. “Não tinha nem 1 aninho e ele já pegava as panelas para fazer de bateria”, conta a mãe Ana Paula, que garante nunca ter se incomodado com o barulho. Pelo contrário. “Resolvemos dar uma bateria para ver até onde ele ia”, explica. “Logo no começo ele mostrou que tinha pulso e gostava de música.” Hoje ele alia rapidez, técnica e força, utilizando inclusive dois pedais - recurso difícil até para os músicos mais experientes.

Sem professor, Elias aprendeu a tocar assistindo aos DVDs de música do pai. O fator genético pode ter contribuído para sua aptidão, já que os dois avôs tocavam - inclusive juntos - há cerca de 40 anos. Mas para o pai Tiago, que também é músico, a explicação vai além. “É um dom de Deus”, acredita. “Ele nasceu para isso.” Tiago conta que músicos profissionais já foram até a casa da família só para ver o menino tocar. E ficaram impressionados com o que ouviram.

20 de setembro de 2009

Pavement anuncia show após dez anos

Após dez anos de inatividade, os americanos do Pavement anunciaram a volta da banda - um ícone do indie rock dos anos 90. Segundo o semanário britânico NME, o primeiro show ocorre no dia 21 de setembro de 2010, em Nova York. O grupo contará com todos os integrantes da última formação: Stephen Malkmus (guitarra e vocal), Mark Ibold (baixo), Scott "Spiral Stairs" Kannberg (guitarra e vocal) Bob Nastanovich (percussão) e Steve West (bateria). Embora pretenda fazer outras apresentações ao vivo, a banda nega que seja uma reunião definitiva. Entre 1992 e 1999, o Pavement lançou cinco álbuns que influenciaram profundamente o rock lo-fi (baixa fidelidade) da época.

Casablancas volta pop

Pop e dançante, o vocalista dos Strokes, Julian Casablancas, em nada lembra sua banda original no primeiro single solo. A música 11th Dimension, divulgada no MySpace do artista, integra o primeiro álbum do músico, Phrazes For The Young. O som parece influenciado pelo madchester de Primal Scream e Happy Mondays. O CD chega às lojas no dia 19 de outubro, com produção de Jason Lader e Mike Mogis, do grupo Bright Eyes.

Ouça aqui

Gravadora desmente "volta" da Legião

Um boato infundado agitou os fãs da Legião Urbana nos últimos dias. Tudo por causa do show que reuniu Dado Villa-Lobos, Marcelo Bonfá e Tony Platão (ex-vocalista do Hojerizah) no Porão do Rock, em Brasília. Embora fosse apenas um tributo a Renato Russo, os apressadinhos já anunciaram a "volta" da banda, desativada em 1996 após a morte do seu líder.

Em comunicado no site oficial da banda, a gravadora EMI negou qualquer possibilidade de retorno do grupo. "Qualquer informação sobre uma possível 'volta' da banda Legião Urbana é falsa. Não existe possibilidade alguma de uma 'volta' da banda Legião Urbana", diz a nota. O texto explica ainda que o objetivo do site, que está em fase de construção, é estreitar os vínculos entre a obra da banda e o seu público.

Baú do Leituras: Devo



Para falar do Devo não é preciso nenhuma efeméride, lançamento ou morte de ex-integrante. O clipe de Whip It, música que alçou a banda de Ohio (EUA) ao estrelato, é um desses momentos únicos na história da música pop. Não à toa, é um dos vídeos favoritos da dupla Beavis & Butthead e já foi satirizado pelos Simpsons. A música é uma crítica ao autoritarismo dos anos Ronald Reagan, porém teve seu título - que significa chicotear - confundido com masturbação, uma das razões do seu grande sucesso. O grupo, alicerce da new wave dos anos 80, continua na ativa.

17 de setembro de 2009

Novo do Pearl Jam na rede

Backspacer, o novo disco do Pearl Jam, deve ser lançado no dia 21 de setembro. As 11 músicas, no entanto, já vazaram na rede. O primeiro single, The Fixer, pode ser ouvido no MySpace oficial da banda. A primeira impressão é de uma sonoridade distante da melancolia que marcou os primeiros trabalhos.

AC/DC no Brasil

Em alta após o lançamento de Back Ice, o AC/DC anunciou nesta semana uma apresentação única em São Paulo. Será no dia 27 de novembro, com ingressos à venda a partir de 1º de outubro. A Black Ice World Tour, que estreou em 28 de outubro de 2008 – após um jejum de cinco anos –, é o show de maior sucesso da atualidade e teve seus ingressos totalmente esgotados nos EUA, Noruega, Suécia, França, Bélgica, Alemanha, Holanda, Itália, Hungria, Espanha, Inglaterra, Portugal e Austrália. No total, o novo espetáculo do AC/DC já vendeu quase 2 milhões de ingressos no mundo.

Esta é a terceira passagem da banda pelo país. A primeira vez foi no Rock in Rio de 1985. A segunda, na turnê do álbum Ballbreaker em 1996, quando os australianos estiveram em São Paulo e Curitiba. O álbum Back Ice, lançado em 2008, vendeu 43 milhões e recebeu disco de Ouro no Brasil, Polônia e Holanda. O trabalho também recebeu disco Multi Platinum em 18 países e disco de platina em outros cinco. A venda de 12 milhões de cópias em 2008 transformou o AC/DC no artista de maior vendagem em 2008, ultrapassando os Beatles.

Ganhadores da promoção Let's Go Rock

Cecília Rockenbach
Pedro Augusto Carlessi
Tobias Kipper

11 de setembro de 2009

Concorra a ingressos para o Let's Go Rock

A coluna Leituras Musicais vai sortear três ingressos para o 1º Let's Go Rock, que rola dia 19 de setembro no Paralelo Bar. As bandas Madames do Rock (foto), Gambá Atucanado e Just Blues são as atrações da noite. Para ganhar o ingresso mande e-mail para danton@informativo.com.br com nome completo e telefone. Os vencedores serão anunciados no jornal de sexta.

Vovô incendiário em POA

Não é a toa que o maior sucesso de Jerry Lee Lewis chama-se Great Balls of Fire (grandes bolas de fogo). O músico de 73 anos, um dos pioneiros do rock, chegou a botar fogo em um piano após uma apresentação. O episódio resume bem o estilo selvagem do incendiário pianista, que na próxima quarta-feira poderá ser visto pelo público gaúcho. Lewis é a atração do Pepsi On Stage, que há pouco recebeu seu contemporâneo Chuck Berry.

Assim como ocorria há mais de 50 anos, os shows do pianista ainda são marcados pela empolgação e imprevisibilidade. O álbum Last Man Standing, lançado em 2006, prova que Lewis ainda tem muito a oferecer. O disco foi um sucesso de público e crítica, chegando a ser apontado como um dos melhores da sua carreira. Recentemente, a revista Rolling Stone colocou o pianista em 24º lugar entre os melhores artistas da história.

Calça Justa faz bonito em Campinas

A galera do Calça Justa, de Cruzeiro do Sul, está em Campinas (SP), onde participa do 2º Unifest Rock, o maior festival universitário do gênero no Brasil. Eles foram selecionados entre 286 bandas de todo o país para integrar o evento, que ocorre de 10 a 13 de setembro. Na primeira semifinal, o quinteto foi um dos 16 escolhidos pelos jurados para seguir adiante na disputa defendendo a música Você Meu Bem. A finalíssima ocorre neste domingo.

Ouça Calça Justa aqui

10 de setembro de 2009

Anjos do Hanngar esteve no palco do Sesc

A banda Anjos do Hanngar subiu ao palco do Teatro do Sesc para mais uma edição do projeto Pratas da Casa, realizada ontem. O grupo apresentou o seu pop rock, inspirado principalmente na sonoridade dos anos 80, a um bom público que prestigiou a iniciativa do Arte Sesc – Cultura por Toda Parte. A cada mês, as bandas que passam pelo programete Pratas da Casa, da Rádio Transamérica Light, apresentam versões acústicas de suas músicas ao vivo. O objetivo é despertar o interesse pela música em suas diversas formas de expressão, a fim de valorizar a produção de Lajeado e do Vale do Taquari. O evento é resultado de parceria entre a Transamérica Light, Tecnosom e jornal O Informativo do Vale.

4 de setembro de 2009

40 anos de selvageria

Feios, cabeludos e selvagens. Após a onda da invasão inglesa, o rock redescobriu com uma banda americana, em 1969, a sua origem na rebeldia. Auto-intitulados de patetas, quatro músicos de Michigan fizeram o que viria a ser o embrião do movimento punk, que oito anos depois ganharia o mundo. O debut dos Stooges, cujo lançamento completa 40 anos, permanece como um dos álbuns mais influentes de todos os tempos.

Poucas bandas foram tão contestadoras na história do rock. A atuação performática do vocalista Iggy Pop, unida ao instrumental garageiro e avassalador dos demais músicos – recheado de guitarras com wah-wah –, criou uma forma de fazer música que muitos ainda tentam imitar. A música 1969, que abria o disco, tornou-se emblemática para uma geração entediada com as alternativas da época. “É mais um ano para mim e para você/Mais um ano sem nada para fazer”, cantava Iggy.

O quarteto até tentou, mas jamais repetiu o êxito do seu primeiro disco. O último, lançado em 2007 (The Weiderness), soa como uma auto-paródia. O desprezo dos integrantes pelos valores tradicionais da sociedade (Iggy teria chegado a cantar nu em cima do palco) parece não chocar ninguém no século XXI, embora o frescor da estreia permaneça inabalado quatro décadas depois.

3 de setembro de 2009

Vicente Breyer Trio em cena

O público de Teutônia poderá conferir nesta sexta, às 20h, a performance do Vicente Breyer Trio. Diferente dos shows anteriores, o pianista estrelense apresenta um espetáculo temático, com a participação de um ator que fará inserções entre as músicas. São 11 composições próprias, feitas conforme a parte cênica. Será no Colégio Teutônia. Preço: R$ 10.

No palco, o Vicente Breyer Trio executa canções próprias e composições de músicos como Ernesto Nazareth, Astor Piazzolla e Pixinguinha. No show de amanhã, o grupo apresenta músicas novas que devem ser lançadas em CD até o fim do ano. Acompanham Breyer os músicos Solon Chaves, no baixo, e Soneca, na bateria.

2 de setembro de 2009

Quem matou Brian Jones?

Se você acha um exagero o mistério sobre a morte de Michael Jackson, o que dizer do caso Brian Jones? O ex-guitarrista dos Rolling Stones foi encontrado morto em sua piscina há 40 anos, porém as circunstâncias nunca foram devidamente esclarecidas. Na semana passada, a polícia britânica informou que a morte será reexaminada. Policiais do condado de Sussex, na Inglaterra, receberam novas informações sobre o incidente, ocorrido no dia 3 de julho de 1969.

Desde 1969, inúmeras teorias surgiram sobre a morte de Jones. Os fãs nunca aceitaram a versão oficial, de afogamento acidental. Uma das teses mais famosas é exibida no filme Stoned, de Stephen Woolley. Ele defende que um construtor chamado Frank Thorogood, com quem o guitarrista teria uma dívida enorme, afogara Jones como forma de chantagem para receber o dinheiro em falta. Jones morreu aos 27 anos, quase um mês após ter deixado os Rolling Stones devido a problemas com as drogas.

Dia Mundial dos Beatles

Daqui uma semana, fãs da maior banda de todos os tempos celebram o Dia Mundial dos Beatles. E a comemoração será em grande estilo, com o lançamento da obra completa remasterizada (13 álbuns) e do game Rock Band, disponível para Xbox 360, Nintendo Wii e Play3. O CDs chegam ao mercado no dia 9 de setembro, que passa a ser a data dedicada aos garotos de Liverpool (09/09/09). Jogada de marketing ou questão de justiça? Seja como for, um ótimo Dia dos Beatles a todos!

1 de setembro de 2009

Evento discute música em Lajeado

Estimular a organização dos músicos por meio da formação de fóruns permanentes e fortalecer a cadeia produtiva do setor. Estes são os objetivos do Circuito Gaúcho de Música que chega a Lajeado no dia 8 de setembro, com debates e apresentações musicais. O encontro está marcado para as 18h30 no Teatro do SESC (Rua Silva Jardim, 135, Centro). Participam do debate Álvaro Santi, Max Lima e Moyses Lopes, seguido de apresentações musicais de Charanga (foto), Cristiana Preto e X Positivo.

A iniciativa é do Fórum de Economia da Cultura, vinculado à Comissão de Economia e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, do Serviço Social do Comércio (SESC/RS), da GB Produtora, do Fórum Permanente de Música do RS; e conta com o patrocínio da Caixa Econômica Federal, da Converse, e tem o apoio de parceiros regionais. Em Lajeado, o evento ganhou o apoio do SESC local e da UNIVATES, por meio do Núcleo de Cultura.

O Circuito Gaúcho de Música cumpre, também, com a função de mobilizar os músicos e demais integrantes desta cadeia produtiva em cada cidade para a 1ª Feira da Música do Sul, que será realizada entre os dias 19 e 22 de novembro de 2009, nas dependências da FENAC, município de Novo Hamburgo.

Calendário
Após passar por Lajeado, o circuito estará presente em Santa Cruz do Sul (09/09), Ijuí (10/09), Cruz Alta (11/09), Novo Hamburgo (22/09), Santa Rosa (22/09), Esteio (23/09), Uruguaiana (23/09), Torres (25/09), Gravataí (30/09), Canoas (01/10), Sapucaia do Sul (02/10), Caxias do Sul (06/10), Bagé (06/10), Pelotas (07/10), São Leopoldo (08/10) e Sapiranga (12/10).