4 de setembro de 2009

40 anos de selvageria

Feios, cabeludos e selvagens. Após a onda da invasão inglesa, o rock redescobriu com uma banda americana, em 1969, a sua origem na rebeldia. Auto-intitulados de patetas, quatro músicos de Michigan fizeram o que viria a ser o embrião do movimento punk, que oito anos depois ganharia o mundo. O debut dos Stooges, cujo lançamento completa 40 anos, permanece como um dos álbuns mais influentes de todos os tempos.

Poucas bandas foram tão contestadoras na história do rock. A atuação performática do vocalista Iggy Pop, unida ao instrumental garageiro e avassalador dos demais músicos – recheado de guitarras com wah-wah –, criou uma forma de fazer música que muitos ainda tentam imitar. A música 1969, que abria o disco, tornou-se emblemática para uma geração entediada com as alternativas da época. “É mais um ano para mim e para você/Mais um ano sem nada para fazer”, cantava Iggy.

O quarteto até tentou, mas jamais repetiu o êxito do seu primeiro disco. O último, lançado em 2007 (The Weiderness), soa como uma auto-paródia. O desprezo dos integrantes pelos valores tradicionais da sociedade (Iggy teria chegado a cantar nu em cima do palco) parece não chocar ninguém no século XXI, embora o frescor da estreia permaneça inabalado quatro décadas depois.

Um comentário:

Marcio Souza disse...

Não sei se pelo fundamento de nossa cultura, mas prefiro os caras do rock europeu. Lógico que penso, agora, em Beatles, mas me refiro ao jeito diferente, na deles, estiloso, mas demodê - não sei explicar. Dos americanos são muito bem-vindos o blues e o jazz.