19 de outubro de 2008

Lisergia no britpop

O que esperar de um disco novo do Oasis? Sua impressão sobre o recém-lançado Dig Out Your Soul depende muito da resposta a essa pergunta. Se a expectativa é por inovação e quebra de paradigmas, convém não arriscar: há coisas mais criativas no mercado. Mas se o que você espera é o velho som chapado, influenciado pelos Beatles e que deu origem ao britpop dos anos 90, vá em frente.

O fã mais exigente, que quer ter despertado o desejo de tocar air guitar, como se estivesse não no seu quarto, mas em Wembley com outras 100 mil pessoas, não tem motivos para se decepcionar. É a volta da tal mágica, citada por Liam Gallagher ao lançar o novo álbum. Com influências claras do Fab Four e experimentalismo na dose certa, os ingleses produziram um disco muito à frente dos trabalhos mais recentes, já apontado por alguns fãs como o melhor desde (What’s The Story?) Morning Glory, de 1995.

Logo nas primeiras faixas, os irmãos Gallagher mostram que não estavam mentindo quando prometeram um disco psicodélico. Mas a psicodelia aqui ocorre ao estilo de Liam e Noel – que não aceitam o rótulo de britpop para Dig Out Your Soul. A abertura, com Bag It Up, é do tipo que levanta multidões.

The Shock of the Lightning e Falling Down, já conhecidas do público, têm maior potencial radiofônico, ao lado da balada I’m Outta Time. A experimental (Get Off Your) High Horse Lady, por sua vez, é a que melhor se encaixa na definição “viagem ácida sem ácido” de Liam sobre o álbum novo.

Apesar de Noel Gallagher afirmar que o álbum não tem nada de mainstream, Dig Out Our Soul alcançou o primeiro lugar em vendas no Reino Unido uma semana após o seu lançamento. O mesmo aconteceu com todos os discos de estúdio dos ingleses, desde a estréia com Definitely Maybe (1994). Enfim, caiu na rotina – o que, no caso do Oasis, é um elogio.

Um comentário:

Anônimo disse...

rssss ok já entendi o que tu quer dizer com psicodelia.... ótimo post babe, com toda razão esse cd é de longe um dos melhores desde whats the story?


beijussss