2 de fevereiro de 2009

Um nerd no country

A cara de nerd e os refrões pegajosos sempre fizeram de Ben Kweller um sujeito identificado com a turma indie. Desde que surgiu em 2000, o californiano – então com 19 anos – ganhou fama no rock alternativo mesclando baladas ao piano com o estilo shoegaze. Pois dessa vez, Kweller deixou o all star de lado e incorporou o banjo às suas composições.

Changing Horses, quarto disco do músico, vai causar surpresa – agradável, por sinal – em quem procura pela mesma fórmula de Sha Sha (2002). Kweller foi buscar inspiração no country, influência já demonstrada no EP How Ya Lookin' Southbound? Come In, lançado no ano passado. E não se trata do estilo alternativo de Ryan Adams e companhia, mas sim de uma música mais próxima à raiz.

A multiplicidade musical não é novidade na carreira de Kweller. Logo na estreia, com Sha Sha, o garoto emplacou levadas que iam do blues acústico ao pop sofisticado, explorando sua influência do Pavement. Em Changing Horses, a referência da vez é Johnny Cash (Fight parece uma versão alternativa do clássico Cry Cry Cry). Mesmo quando o refrão remete ao indie do seu primeiro disco, como na ótima Sawdust Man, o slide surge para confirmar as intenções do autor.

Percorrer diferentes estilos musicais com talento é uma virtude dos grandes músicos. Em vez de optar pelo marasmo criativo, o californiano ousou – e foi feliz mais uma vez. Ben Kweller: ta aí um cara legal.

3 comentários:

Anderson disse...

Caro Danton ,

Sou leitor do seu blog há algum tempo, enfim decidi te enviar esta mensagem parabenizando o seu trabalho.

Seus textos são de muito bom gosto e o artigo sobre o Ronnie Von foi demais.

Gostaria que visitasse o meu site Galeriamusical e imprimisse a sua opinião.

Parabéns, abraços!!!

Anderson Nascimento
EDITOR
www.galeriamusical.com.br
anderson@galeriamusical.com.br

Schali disse...

Ah Danton.. bem, eu não conheço de música nem metade que você, mas como já te disse sempre saio do Leituras um pouco mais rica em conhecimento.

Gostei da letra da música(sim, você me motivou a pesquisa!). E gostei mais uma vez do texto. Já tens um fã-clube? hehehehe Posso abrir o primeiro! =D

Outra coisa, vi que o Leituras esta se adaptando a reforma ortográfica! =)

Thiago Stürmer disse...

Cara, tu confundiu: a foto é da Mallu Magalhães