Mostrando postagens com marcador stooges. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador stooges. Mostrar todas as postagens

4 de setembro de 2009

40 anos de selvageria

Feios, cabeludos e selvagens. Após a onda da invasão inglesa, o rock redescobriu com uma banda americana, em 1969, a sua origem na rebeldia. Auto-intitulados de patetas, quatro músicos de Michigan fizeram o que viria a ser o embrião do movimento punk, que oito anos depois ganharia o mundo. O debut dos Stooges, cujo lançamento completa 40 anos, permanece como um dos álbuns mais influentes de todos os tempos.

Poucas bandas foram tão contestadoras na história do rock. A atuação performática do vocalista Iggy Pop, unida ao instrumental garageiro e avassalador dos demais músicos – recheado de guitarras com wah-wah –, criou uma forma de fazer música que muitos ainda tentam imitar. A música 1969, que abria o disco, tornou-se emblemática para uma geração entediada com as alternativas da época. “É mais um ano para mim e para você/Mais um ano sem nada para fazer”, cantava Iggy.

O quarteto até tentou, mas jamais repetiu o êxito do seu primeiro disco. O último, lançado em 2007 (The Weiderness), soa como uma auto-paródia. O desprezo dos integrantes pelos valores tradicionais da sociedade (Iggy teria chegado a cantar nu em cima do palco) parece não chocar ninguém no século XXI, embora o frescor da estreia permaneça inabalado quatro décadas depois.