Mostrando postagens com marcador lajeado. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador lajeado. Mostrar todas as postagens

23 de setembro de 2009

Elias, o baterista prodígio



Como tantas outras crianças, Elias Zagonel (5) é um apaixonado por desenhos animados e videogame. Mas basta segurar duas baquetas para que ele mostre por que é especial. Dono de um talento incomum e precoce para a bateria, o pequeno lajeadense foi uma das atrações do programa Raul Gil, no último sábado.

Mesmo de forma improvisada, Elias demonstrou cedo a sua vocação. “Não tinha nem 1 aninho e ele já pegava as panelas para fazer de bateria”, conta a mãe Ana Paula, que garante nunca ter se incomodado com o barulho. Pelo contrário. “Resolvemos dar uma bateria para ver até onde ele ia”, explica. “Logo no começo ele mostrou que tinha pulso e gostava de música.” Hoje ele alia rapidez, técnica e força, utilizando inclusive dois pedais - recurso difícil até para os músicos mais experientes.

Sem professor, Elias aprendeu a tocar assistindo aos DVDs de música do pai. O fator genético pode ter contribuído para sua aptidão, já que os dois avôs tocavam - inclusive juntos - há cerca de 40 anos. Mas para o pai Tiago, que também é músico, a explicação vai além. “É um dom de Deus”, acredita. “Ele nasceu para isso.” Tiago conta que músicos profissionais já foram até a casa da família só para ver o menino tocar. E ficaram impressionados com o que ouviram.

30 de junho de 2009

Feitoria prepara segundo CD

A Feitoria trabalha desde o começo do ano na preparação do seu segundo CD. Depois do sucesso do primeiro trabalho (2005), com músicas sendo tocadas em rádios de todo o Rio Grande do Sul, a banda de Lajeado - que passou por algumas reformulações - vem com um som mais dançante e ao mesmo tempo pesado, incorporando cada vez mais as guitarras distorcidas à sua sonoridade.

Com composições feitas pelo guitarrista Vini Escobar, por colaboradores como Jorge Carente, Branco Oliveira, Alex Braga e Felipe de Quadro, além da primeira composição de Max Lima feita para a banda, a Feitoria, mais amadurecida musicalmente, traz músicas consistentes, uma sonoridade mais moderna e grooves marcantes.

Há exemplo do que se viu em Lutando pra viver, Olha o Guarda e Latir do Cão do primeiro CD, as letras de protesto estarão presentes nesse novo disco. Desigualdades sociais, questões políticas, hipocrisia e a esperança de uma mudança estão presentes nas letras de músicas como Mundo Bom e Pão e Circo. Somadas a isso vem a irreverente Praia do Rosa, uma balada especial e uma regravação surpresa.

O trabalho está sendo gravado em Lajeado, no estúdio da Top Records, que pertence ao guitarrista Max Lima. Segundo a banda, isso facilita muito na elaboração dos arranjos e na busca dos timbres que a Feitoria pretende apresentar. “As letras ou ideias iniciais surgem e a banda faz questão de debater e definir as músicas com todos os seus integrantes”, conta Max.

O CD chega às lojas no final do ano, mas Praia do Rosa já está disponível para download no site. Agora é a vez da música Menino Acorrentado entrar na programação - com letra de Felipe de Quadro, que mesmo não integrando mais a Feitoria continua na Banda “de coração”. O som conta ainda com as participações especiais de Tonho Crocco nos vocais e DJ Anderson nas pickup’s.